noticias Seja bem vindo ao nosso site correiodecaraa.com.br!

Agro

Feiras de Verão da ovinocultura vão movimentar metade sul gaúcha em janeiro e fevereiro

Seis cidades da região irão mostrar o melhor da genética ovina para comercialização

Publicada em 06/01/25 às 14:05h - 6 visualizações

Texto: Artur Chagas/AgroEffective


Compartilhe
Compartilhar a noticia Feiras de Verão da ovinocultura vão movimentar metade sul gaúcha em janeiro e fevereiro  Compartilhar a noticia Feiras de Verão da ovinocultura vão movimentar metade sul gaúcha em janeiro e fevereiro  Compartilhar a noticia Feiras de Verão da ovinocultura vão movimentar metade sul gaúcha em janeiro e fevereiro

Link da Notícia:

Feiras de Verão da ovinocultura vão movimentar metade sul gaúcha em janeiro e fevereiro
 (Foto: Foto: Arco/Divulgação)
Seis cidades das regiões Sul, Campanha e Fronteira Oeste gaúcha vão mostrar o melhor da genética de ovinos em janeiro e fevereiro de 2025. Serão as tradicionais Feiras de Verão, promovidas pelos sindicatos rurais e associações rurais dos municípios e com apoio institucional da Associação Brasileira dos Criadores de Ovinos (Arco) e parceiros como Governo do Estado do Rio Grande do Sul, Prefeituras, Farsul, Senar, Emater e Embrapa. As feiras ocorrerão em Dom Pedrito, Bagé, Santana do Livramento, Pinheiro Machado, Herval e Jaguarão. A ideia é mostrar o trabalho cada vez mais consolidado de criadores que investem em genética e manejos adequados para a excelência na produção de ovinos.

O presidente da Arco, Edemundo Gressler, destaca que estas feiras são oportunidades de os criadores adquirirem animais de excelente qualidade, não só genética, mas também ovinos oriundos de rebanhos selecionados, tanto para produção de carne como para produção de lã. O dirigente faz questão de agradecer, bem como ressaltar, o protagonismo e o papel fundamental dos sindicatos rurais e respectivas associações na promoção dessas feiras. “É sempre oportuno a gente reconhecer isso porque, se não fossem eles, onde nós, expositores e criadores, iríamos mostrar os nossos animais, como participaríamos de julgamentos e como haveria oportunidades da comercialização?” indaga.

A primeira feira esta marcada para 09 e 10 de janeiro. “Teremos a 45ª Feira de Ovinos de Verão Lã e Carne, no município de Dom Pedrito, que tem uma ovinocultura muito expressiva, e está consolidando a sua exposição. Na sequência, de 15 a 18 de janeiro, teremos a 17ª Agrovino, em Bagé, uma feira que a cada ano se afirma com um número mais expressivo de animais e com julgamentos muito importantes”, ressalta o presidente da Arco.

O evento seguinte será a 47ª Feira de Ovinos de Santana do Livramento, de 22 a 26 de janeiro. “Santana do Livramento tem uma história na ovinocultura. Foi onde foi fundada a Arco em 18 de janeiro de 1942, quando um grupo de criadores se reuniu para criar uma entidade que pudesse, à época, representar, fomentar e desenvolver a ovinocultura  gaúcha”, recorda Gressler. A feira seguinte será a 41ª Feovelha, no município de Pinheiro Machado, de 29 de janeiro a 02 de fevereiro. Gressler ressalta que a Feovelha se caracteriza pela  comercialização de raças especializadas em produção de lã fina como a Merino Australiano, Ideal e Corriedale. “Tem se destacado também nesses últimos anos as raças produtoras de carne, principalmente a Texel e Hampshire Down”, observa.

Na sequência, em fevereiro, será a vez da 47ª Expofeira de Ovinos Meia Lã, em Herval. Gressler ressalta tratar-se de um município também com forte tradição na ovinocultura. “Hoje, Herval tem rebanhos comerciais, rebanhos definidos e maravilhosos. Sempre que nós visitamos essa exposição de Herval, se confirma aos nossos olhos a qualidade e o padrão zootécnico dos rebanhos que são apresentados”, destaca. Por fim, de 22 a 23 de fevereiro ocorrerá a 51ª Exposição Estadual de Ovinos Meia Lã, em Jaguarão.

Para o presidente da Arco, todas estas feiras são oportunidades para a ovinocultura cada vez mais se fortalecer como atividade comercial. “O mercado está batendo a porta, não só na questão da lã, mas principalmente pela carne, por essa proteína maravilhosa, com tanto valor, que com certeza trará ao nosso produtor um novo momento. Então podemos consolidar essas nossas expectativas por essas feiras de verão, de que tenhamos a presença de muitos animais, muitas raças, animais importantes e, por consequência disso, ótimas comercializações”, projeta Gressler.






ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (51)990085855

Visitas: 1146
Usuários Online: 5
Copyright (c) 2025 - correiodecaraa.com.br
Converse conosco pelo Whatsapp!