A primeira reunião de organização da Abertura Oficial da Colheita da Oliva 2025 foi realizada nesta quarta-feira, 8 de janeiro, na sede da Azeite Puro, em Cachoeira do Sul (RS). Durante o encontro, foram definidos os primeiros passos para o evento, que será realizado no dia 7 de março, reunindo produtores, autoridades e representantes do setor olivícola em um dos pólos emergentes da indústria de azeite no Estado.
Segundo o presidente do Instituto Brasileiro de Olivicultura (Ibraoliva), Renato Fernandes, a reunião tratou de aspectos logísticos e organizacionais do evento. “Determinamos as primeiras ações no que se refere à distribuição, elaboração e relação de convites e convidados. Também alinhamos questões como sinalização, espaço operacional e a programação do dia, tudo de uma forma harmoniosa e técnica,” explicou Fernandes.
O evento terá como destaque o novo polo de esmagamento e fabricação de azeite instalado em Cachoeira do Sul. “Queremos mostrar a pujança da nova indústria e como este pólo está preparado para atender não apenas os produtores locais, mas também os de cidades vizinhas,” ressaltou o presidente. O local é estratégico para o desenvolvimento do setor olivícola no Rio Grande do Sul, que já se consolidou como referência nacional na produção de azeite de qualidade.
O evento, organizado pelo Ibraoliva em parceria com a Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), e que chega a sua 13ª edição, volta para o município onde foi realizada a primeira edição, em 2012.